sábado, 10 de janeiro de 2009

OS ESPÍRITOS QUARDIÕES DA NATUREZA...



Muitas pessoas ironizam a existência dos seres elementais, como se não passassem de pura imaginação e fantasia dos que acreditam. A própria imagem destas pequenas figurinhas da natureza acabam despertando o lado lúdico que todos nós temos. Nos contos de fadas, gnomos e fadas sempre fizeram parte das histórias, que encantaram milhares e ainda encantam outros milhares de pessoas em todo o mundo. Salamadras,ondinas, delfos, silfos e outras tantas famílias de elementais estão na natureza, com seus poderes mágicos ajudando a combater a frieza dos seres humanos que continuam insistindo em maltratar o meio em que vivem, incluindo o seu próximo.
Os seres elementais são os espíritos da natureza. Eles são associados e vivem de acordo com os quatro elementos básicos - Terra, Água, Ar e Fogo. Dizem que eles ganham forma física de acordo com a região e a cultura a que pertencem. A média de idade chega de 300 a 1000 anos, e depois que morrem, se desintegram e voltam ao seu elemento original.Em quase todas as civilizações existem registros destes elementais. No Brasil, a própria figura da Iara, elemental da água, e o caapora, guardião da mata, revelam a hipótese da existência de seres.
Nas últimas décadas, com o despertar do lado místico das pessoas, mais preocupadas com a qualidade de vida do planeta e com as relações do dia-a-dia, ocorreu uma explosão de imagens no mercado de gnomos, fadas e duendes. Os pequenos seres narigudos com aparência de camponês europeu se tornaram populares no mundo todo.
Existem alguns místicos que afirmam que onde existe uma planta , principalmente, que dá flores o ano todo, existe um gnomo que cuida dela. Daí, muitos rituais da prosperidade que ensinam você fazer trocas com estes elementais, deixando sempre perto de um jardim bem bonito maçãs - dizem que é a fruta preferida - , balas coloridas e outros presentes, pedindo proteção e prosperidade para o lar. O mesmo deve ser feito com os silfos, elementais do ar, sempre que puder acenda um incenso bem cheiroso e ofereça a eles, pedindo energia e boas vibrações para sua casa. As salamadras, elementais do fogo, servem para as paixões e o amor, acenda uma vela colorida e chame por elas, fazendo o pedido.
Veja como a natureza classifica os elementais:
Elementais da terra - eles protegem os reinos mineral, vegetal e animal. Estão divididos entre gnomos, duendes, elfos e hamadríades, os espíritos das árvores.
Elementais da água - cuidam das águas doces e salgadas. Recebem os nomes de ondinas e sereias
Elementais do fogo- comandam o fogo em todas as suas manifestações (desde uma simples chama até os incêndios) e são denominados de salamandras.
Elementais do ar- são os senhores dos ventos e do próprio ar que respiramos. Chamam-se silfos, mas nessa categoria também se enquadram as fadas, que são intermediárias entre os elementos Terra e Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário